Meu baú de ossos (1)

Praça Paris, centro do Rio

Ontem, um dos três leitores do blog perguntou que imagem era aquela, decorando a apresentação da tese (ver posts anteriores). Bem, ocorre que o meu pai era arquiteto (ele morreu quando eu tinha sete anos) e, remexendo em coisas antigas, encontrei um projeto dele que tinha indiretamente a ver com o tema da tese.

Projeto Senado Federal - Praça Paris, centro do Rio

Em 1955, quando ainda nem se pensava em construir Brasília, foi realizado um concurso público no Rio de Janeiro, para o projeto da nova sede do Senado Federal. Este seria construído na área da Praça Paris, centro do Rio (foto). Período confuso, o Presidente da República ainda era Café Filho, que sucedeu Getúlio Vargas e precedeu Carlos Luz. Meu pai participou deste concurso junto com outros 16 escritórios de arquitetura.

Nas imagens, detalhes do seu projeto utilizado como inspiração para o visual da minha apresentação. Curioso o detalhe do plenário do Congresso, circular e em forma de prato. Seria uma manifestação do inconsciente coletivo?

Planta Baixa Senado Federal - Rio

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

One Comment

  1. Olá, eu acredito no potencial e estrutura das pessoas que criam teses fundamentadas, mas eu não li sua tese, aliás, talvez nem faria leitura de uma outra, é que eu durmo, dá sono. rssss
    Eu gostei dessas fotos, dos projetos, deve ser um orgulho pra vc. pra nós tambem, valeu, abraçosss!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>