O design das coisas do futuro

Design of future things - Capa

Nesta entrevista realizada por Peter Merholz, Don Norman fala de seu novo livro, o Design das Coisas do Futuro. Norman comenta, entre outros temas, a atual popularização dos termos usabilidade, design centrado no usuário, design de experiência, e interação humano-computador, criticando a descaracterização e a perda de seus significados originais, a partir da sua apropriação pelo mercado. [Ouça o podcast]

Donald Norman foi um dos fundadores do campo da Ciência Cognitiva e foi professor desta disciplina na Universidade da California, San Diego. Também é professor do Mestrado em Design e Inovação na Northwestern University. Seus trabalhos são, na maior parte, sobre engenharia de usabilidade. Trabalhou na Apple e HP, e fundou o Nielsen Norman Group, a consultoria de usabilidade que inclui Jakob Nielsen e Bruce “Tog” Tognazzini. Norman atualmente divide seu tempo entre consultorias, seus livros e o magistério.

Link relacionado – UX Week 2008

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed