Modelos de busca de informação

Segundo Donna Maurer, existem quatro modelos distintos de comportamentos de busca de informação por parte de usuários:

1. Busca por um item conhecido – Neste modelo, o usuário sabe o que quer, quais palavras usar para descrevê-lo e possui um entendimento de onde começar. Este tipo de comportamento pode ser suportado por um mecanismo de busca, por índices (A-Z), por links de itens mais usados ou pela navegação (browsing). Este foi o modelo dos participantes dos testes de campo desta pesquisa.

2. Exploração – Nesta tarefa, as pessoas têm alguma idéia sobre o que querem conhecer, mas talvez não saibam como articular palavras adequadas. Podem não saber qual é o ponto de partida. Neste modo, as necessidades de informação provavelmente vão se alterar durante a tarefa. A abordagem de Design inclui a navegação de descoberta, informações relacionadas e a busca inicial no domínio para identificar a sua terminologia.

3. Usuário não sabe o que precisa – Ocorre nos casos de domínios complexos ou desconhecidos e no comportamento de se manter “atualizado” em uma área, sem objetivo específico. Este comportamento pode ser apoiado por respostas concisas, seguidas por links contextuais com informações aprofundadas.

4. Reencontrar um item – Quando as pessoas estão procurando reencontrar itens que já haviam visitado anteriormente. Os usuários podem se lembrar ou não onde haviam estado na primeira vez. Neste caso, as soluções de Arquitetura podem ser ativas ou passivas. As ativas são as listas de desejos (Amazon) e de favoritos. As passivas são as que permitem que as informações permaneçam além da sessão corrente de navegação.

O arquiteto de informação deve identificar, por meio de observação, a forma pela qual o usuário aborda a necessidade de informação e projetar a Arquitetura para dar suporte a ele.

Fonte:
MAURER, Donna. Four modes of seeking information and how to design for them [online]. Disponível: <http://www.boxesandarrows.com>. Acesso em: 12 out. 2006.

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed