Hoje é o World Usability Day!

WUD 2008 Logo

Hoje está sendo comemorado em todo o mundo o Dia Mundial da Usabilidade (WUD) . O evento deste ano conta com um vídeo de apresentação de Bill Gates. O WUD foi criado em 2005, como iniciativa da UPA – Usability Professionals Association, para ajudar a divulgar a idéia de que produtos e serviços importantes para a vida humana devem ser práticos e fáceis de se acessar e de usar. A cada ano, a segunda quinta-feira de novembro vem se tornando uma data celebrada em maior número de países, em todo o mundo, na medida em que aumenta a consciência do público em geral para o problema, e fazem-se conhecer as melhores práticas e as técnicas de pesquisa e de atuação da usabilidade.

Eventos acontecem, hoje, simultâneamente em 43 países – este ano sob o tema guarda-chuva do Transporte. O Brasil não fica atrás e estão sendo aguardados eventos localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. O WUD no Brasil será transmitido ao vivo pela Ustream TV, sob a coordenação técnica do Fred Amstel, do Instituto Faber Ludens. No Rio, o encontro ocorrerá no Teatro da UniverCidade, em Ipanema. A programação carioca está disponível em http://www.wudrj.com.br/

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed