Os sinceros votos deste blog para 2010

Burocratas brasileiros retratados pelo traço de Millôr Fernandes.

O cartum do genial Millôr Fernandes, um dos meus mentores intelectuais e inspiradores, ilustra com fino humor o sentido da palavra burocracia, mal que assola as grandes organizações , principalmente no Brasil. Millôr aqui me fez revisitar as idéias do sociólogo Domenico de Masi, um intelectual militante da redistribuição do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder.

Para De Masi, “os despertadores e burocratas são os maiores inimigos do ócio criativo“. A maioria das pessoas, consumidas pelo trabalho, não percebem como aproveitam mal seu tempo.

De Masi nos ensina que “aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre seu amor e a sua religião. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo.” O futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre (…)”.

Ficam os meus sinceros votos de que 2010 seja um ano com menos despertadores, menos burocratas e muito mais ócio criativo para todos nós!


Para um resumo do livro “Ócio Criativo“, de Masi, clique aqui. Mais aqui sobre ócio e criatividade para iniciantes.

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed