Padrões Brasil e-Gov: saiu a Cartilha de Redação Web

O Governo Eletrônico (e-Gov) publicou a sua cartilha Padrões Brasil de Redação para Web.

Os documentos produzidos pelo e-Gov não são regras, e sim um conjunto de sugestões de como a web no Brasil pode ficar ainda melhor, a começar pelos sites do próprio governo. Poucos são os países que realmente se preocupam com a relação com seus cidadãos via internet – Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Canadá são exceções. Fazemos agora parte deste time.

Segundo Bruno Rodrigues, o autor do conteúdo desta Cartilha de Redação (ou webwriting): “Dizer que estamos dando um passo significativo com a criação de padrões para a web é pouco. Para a nossa relação com os governantes, é muito mais que isso, pois, a partir daí, tudo pode mudar. Para o mercado brasileiro de Comunicação Digital, é um avanço que não imaginávamos que seria feito tão cedo…”

A cartilha de webwriting deve ser usada como referência, tanto pelos órgãos públicos como pelo mercado, e está disponível para download gratuitamente no link: www.governoeletronico.gov.br/biblioteca Confira!

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed