O Iphone e a sua antítese

Cartum sobre o Iphone e Android

Cartum sobre o Iphone e Android

Esses cartuns supercults da Smashing Magazine e o fato de estar brincando com um Iphone 4, ultimamente, me fizeram ficar interessado na história dos smartphones e nas peculiaridades de seus sistemas operacionais e modelos de negócios. Aí eu descobri este site bastante informativo e o livro de Carlos Morimoto: Smartphones – Guia Prático.

Segundo o autor, o Android é, sob diversos ângulos, uma antítese do iPhone. Enquanto a Apple optou por manter um controle estrito sob sua plataforma, impondo restrições aos desenvolvedores e controlando a distribuição dos aplicativos, o Google optou por seguir o caminho oposto, criando um sistema aberto e incentivando a criação de aplicativos para a plataforma. Enquanto a Apple tenta restringir os desenvolvedores, com medo de que aplicativos ruins possam prejudicar a imagem da plataforma, o Google adotou uma atitude liberal, disponibilizando as ferramentas e deixando que a coisa flua naturalmente.

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

Comments are closed