Livros

ergodesign-arquitetura-de-informacao-luiz-agner

“Ergodesign e Arquitetura de Informação – Trabalhando com o Usuário” (3a. edição)
Autor: Luiz Agner
Editora: Quartet, 2006 / 2009 / 2012
ISBN: 858569680X

ATENÇÃO – O meu livro encontra-se esgotado!
Se você o desejar, pode realizar o seu download em PDF por este link.

LIVRO REÚNE ARTIGOS ACADÊMICOS DE LUIZ AGNER

Quem organiza sites para que usuários possam encontrar o que procuram sem dificuldade são mais do que apenas webdesigners, são arquitetos de informação. Uma das maiores autoridades internacionais sobre o tema, Peter Morville, adverte que não é simples projetar sistemas de busca e navegação que considerem tanto as necessidades do usuário quanto os objetivos da empresa, e recomenda a leitura de Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário para quem pretende ser um bem-sucedido arquiteto de informação. “É a melhor maneira de se tornar um”, atesta.

Reunindo num só volume teoria e prática, Luiz Agner explica em linguagem superacessível o que é arquitetura de informação e como usar seus princípios para desenvolver ou aperfeiçoar projetos para a web com foco no usuário.

Além de ergodesign e arquitetura de informação, conceitos como usabilidade e findability também são esmiuçados no livro, que ainda oferece regras de ouro para um bom projeto de interfaces e soluções para problemas corporativos, como resistência a mudanças trazidas pela tecnologia de informação.

Lançado no 7° Congresso Brasileiro de Pesquisa em Design, em Curitiba e no Museu da República, Rio de Janeiro, o livro pode ser adquirido nos sites das melhores livrarias.

O QUE FALAM DO LIVRO:

“Se, como diz o autor Luiz Agner, a crise atual é mesmo “de como transformar informação em conhecimento”, ele começou a dar combate à crise ao optar por produzir um livro de forma bem-humorada e compreensível para todos os interessados no tema. Quatro pontos merecem destaque no livro: a ênfase no papel do usuário para a qualidade das interfaces, o desafio da pesquisa, testes de usabilidade e a questão organizacional. Quanto ao papel do usuário, Agner sugere que o ideal seria dar voz às necessidades informacionais (e nas tarefas) dos usuários, durante todo o processo de design e desenvolvimento. Ao tratar do desafio da pesquisa, com base em autores conceituados, declara que o desenho (ou redesenho) de sites complexos deve ser precedido de pesquisa para gerar um sólido planejamento estratégico de arquitetura de informação. Quando surgem problemas na interação humano-computador, a arquitetura de informação lança mão de uma de suas principais técnicas, tomada emprestada da ergonomia – os testes de usabilidade –, que o autor considera imprescindíveis. Quando aborda a questão organizacional, relacionando a arquitetura de informação e a crise contemporânea, Agner apresenta o design como processo político, a usabilidade como fator de mudança e saúda a chegada do governo eletrônico como promotora de maior transparência do Estado. O melhor é que Agner trata todos esses temas complexos, novos e controversos com uma linguagem superacessível e sem complicações desnecessárias.”
Anamaria de Moraes
Doutora em Comunicação, professora da PUC-Rio, organizadora de Design e avaliação de interface e co-autora de Ergodesign para trabalhos com terminais informatizados.

“O Brasil precisa de mais arquitetos de informação. Somente compartilhando o nosso conhecimento podemos ter a esperança de superar a disciplina e de construir uma comunidade. Este notável livro de Luiz Agner é um grande lugar para começar. Compre-o, leia-o, compartilhe-o.”
Peter Morville
Arquiteto de informação, autor de Ambient Findability e co-autor de Information Architecture for the World Wide Web

“O livro é muito bom porque explica, em linguagem simples e direta, o que é a Arquitetura de Informação e como se pode usar seus princípios para desenvolver um serviço web centrado no usuário. Considero-o leitura obrigatória para quem pretende conhecer melhor a área, estudantes e profissionais.”
Luli Radfahrer
Professor de Comunicação Digital da USP, designer e autor de Design/Web/Design

“Na visão do autor, a crise da sociedade atual reside na dificuldade de transformar informação em conhecimento. Para combater o que ele chama de “verdadeira cortina de fumaça informacional”, entram em cena os novos conceitos de ergodesign e da arquitetura de informação. Lançando mão de uma linguagem bem-humorada, a obra pretende melhorar a usabilidade de projetos na internet e facilitar a vida dos usuários. Agner defende que, no ambiente de alta competitividade da economia digital, conhecer o perfil dos usuários e descobrir o que procuram são aspectos cruciais.”
Livraria 2AB (website)

“A época de bibliografia brasileira escassa na área de criação e desenvolvimento de sites parece ter chegado ao fim. Com uma linguagem simples e objetiva, o livro apresenta uma série de questões envolvendo Arquitetura da Informação, Ergodesign e Usabilidade, mostrando como estes temas funcionam como ferramentas estratégicas na construção de ambientes interativos.”
Revista WebDesign

“Graças à informalidade, o autor parece conversar com o leitor. É uma ousadia escrever dessa forma sobre um assunto tão sério, mas creio que foi acertada, pois facilita a deglutição dos conceitos para quem nunca tinha ouvido falar do assunto. (…) Estou indicando para meus alunos e eles estão gostando do que estão lendo.”
Fred van Amstel – Blog Usabilidoido

“Agner desperta nos seus leitores a mesma paixão que motiva os bons profissionais da área. É um excelente livro não só para os iniciantes, mas para todos aqueles que de alguma forma se envolvem no projeto de websites.”
Guilhermo Reis
Mestre em Ciência da Informação pela USP e organizador dos Encontros Brasileiros de Arquitetura de Informação (EBAI)

“Luiz Agner lançou um livro excelente para estudantes de design, comunicação, informática, administração e qualquer pessoa envolvida com internet interessada em interfaces e organização de conteúdo. O livro de Luiz Agner tem o mérito de traduzir conteúdo acadêmico para uma linguagem coloquial e agradável. E sabe resumir muito bem os pontos que interessam a quem procura produzir interfaces eficientes.”
Vicente Tardin
Editor do portal Webinsider

4 Comments

  1. Prezado, Luiz Agner boa tarde.

    Estou interessado em comprar o seu livro (a 3º edição) porém não estou conseguindo encontra-lo na internet. Você pode me dar uma dica de onde comprar aqui no Rio de Janeiro?

    Abraços

  2. O meu livro encontra-se esgotado!
    Se você o desejar, pode realizar o seu download pelo link informado logo acima.

  3. Estou ansioso para a leitura do seu livro, não consegui compra-lo mas fiz o download, obrigado!

  4. Rey,
    Faça bom uso do trabalho!
    Estou preparando uma 4a. edição para sair ainda este ano!
    Abraços.

Leave a Reply