Protocolo retrospectivo nos testes de usabilidade

O protocolo retrospectivo (PR) – também conhecido como “teste retrospectivo” ou “protocolo verbal subseqüente auxiliado” – difere dos protocolos verbais concorrentes ou simultâneos (PC). Nele, em vez de verbalizar os pensamentos durante a realização da tarefa, os participantes do teste completam as tarefas silenciosamente e verbalizam os pensamentos depois – após terem assistido a um vídeo com a gravação da sua performance. Embora esta técnica possa fazer a situação de teste se tornar mais natural, pode dobrar ou triplicar o seu tempo de duração. Na minha pesquisa, o protocolo empregado foi misto (um seguido ao outro).

Nesta gravação, alguns exemplos retirados dos meus testes de campo. Confira!

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

2 Comments

  1. Também cheguei à mesma conclusão de que o Thinkaloud não é a melhor opção para todos os casos. Num teste fiz o retrospecto logo após a execução da tarefa e balisei minhas perguntas na teoria do raciocínio da Semiótica.

    http://www.usabilidoido.com.br/uma_proposta_semiotica_para_a_avaliacao_de_estruturas_de_navegacao.html

    Só acho que esse papo de mais ou menos natural é meio forçado. Teste de usabilidade é sempre artificial. Mesmo numa situação como essa, a interpretação da pessoa é distanciada pois ela se vê no vídeo. Assista um vídeo de si mesmo e veja como nossa “inteligência” aumenta e pensamos: “porque eu não fiz isso ou aquilo…” Isso não invalida o método, pelo contrário, a intepretação distanciada também é interessante. O que estou questionando é a nossa interpretação de pesquisador sobre a interpretação do usuário sobre a interpretação dele mesmo numa determinada situação, hehehe

  2. Obrigado pelo comentário, Fred.
    Vou olhar seu link com calma. O protocolo que usei na realidade utiliza o Think Aloud e em seguida o protocolo Retrospectivo, gerando um protocolo Misto.

Comments are closed