Arquitetura de informação e usabilidade no Palácio do Planalto

Palestra de Luiz Agner no Palácio do Planalto, Brasília.

Ontem, dia 21, ocorreu no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, mais um evento do Programa de Integração e Aperfeiçoamento em Comunicação Pública, promovido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, focalizando especificamente o tema Internet.

Aberto por Ottoni Fernandes Jr., o fórum contou com a palestra de Pedro Cabral, o fundador da Agência Click, que traçou um panorama geral do uso da Web, focalizando a convergência das mídias e as perspectivas futuras da Internet no Brasil. Em seguida, teve início um amplo painel que abordou o tema “Arquitetura, Design e Usabilidade – Eficácia, eficiência e satisfação”, com a participação de Mercedes Sanchez, consultora especialista em usabilidade e webwriting, e de Sérgio Carvalho, coordenador de usabilidade da agência Sirius Interativa. À tarde, Marión Streker, diretora de conteúdo do portal UOL, falou sobre o desafio de prospectar, conceber e manter conteúdos na Web.

Ao final, teve lugar o painel intitulado “Desafios da Prestação de Serviços Públicos na Internet”, com Rogério Santanna, Secretário de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e responsável pelo Governo Eletrônico; Gene Alarcon e Márcio Cruvinel, ambos do site da Receita Federal; e o humilde blogueiro que vos escreve. Luli Radfahrer, professor da ECA-USP, chegou atrasado devido ao caos aéreo e acabou participando deste painel (sua fala estava prevista para a parte da manhã).

Para nós, militantes e evangelizadores da usabilidade e da arquitetura de informação, é um alento perceber que o governo federal está começando a acordar para a questão. A ficha está caindo. No link do SlideShare (acima), vocês podem acompanhar como foi a apresentação no painel.

Como podem ver, fui embecado, de terno e gravata (trajes que não estou acostumado a usar), o que causou um enorme susto no Luli, que pensou tratar-se de um funcionário da Receita querendo levar o seu IBook. 😉

Na foto, pela ordem: Mercedes Sanchez, Silvia Sardinha, Luiz Agner e Sérgio Carvalho.
Nesta outra, painelistas e público assistem a crítica e divertida participação de Luli Radfahrer.

O programa do evento.

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

5 Comments

  1. Oi Agner.

    Parabéns pela apresentação e por fazeres parte de um grupo pioneiro que está levando essas informações tão importantes ao governo. Esperemos que eles se sensibilizem.

    Aqui no RS o site do governo do estado (http://www.estado.rs.gov.br/) teve um redesign bastante preocupado com os cidadãos (desenhado por um professor meu lá do UniRitter, o Heli Meurer). Ainda sofre com as gestões alternadas que acontecem aqui no estado, mas é um grande passo.

    Abraços!

  2. Agner,

    Vi os slides e não poderia deixar de parabenizá-lo pela abordagem direta e certeira.

    []s,
    Ricardo Saldanha

  3. Agner,
    Parabéns pela apresentação! Foi bom te conhecer pessoalmente e participar de um evento tão interessante. Abração, Mercedes Sanchez

  4. Uau, heim?? Luiz Agner tá ficando POP.

    Depois do Palácio do Planalto não há quem o segure.

    Beijos.

  5. Agner para presidente e Wagner Moura para vice! Chapa Ag/Wag!

Comments are closed