Bauhaus – 90 anos

Excelente matéria da GloboNews por ocasião dos 90 anos da fundação da famosa escola Bauhaus, símbolo dos ideais modernistas, na Alemanha.

Segundo o site Tipógrafos.Net, não apenas a antiga sede da escola, mas também o que sobrou das residências dos professores foi considerado Património da Humanidade pela Unesco em 1996. Nessas edificações, viveram além do diretor da escola (inicialmente o próprio Gropius, autor do projeto) seis outros professores: László Moholy-Nagy, Lyonel Feininger, George Muche, Oskar Schlemmer, Wassily Kandinsky e Paul Klee.

About Luiz Agner

Luiz Agner é designer, pesquisador e professor. É doutor em Design pela PUC-Rio, com tese defendida sobre Arquitetura de Informação e E-Gov, e integra o quadro de profissionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também dá aulas na Escola de Comunicação Social da FACHA (RJ). É autor do livro “Ergodesign e Arquitetura de Informação - Trabalhando com o Usuário” (Quartet, 2009 - ISBN: 858569680X).

3 Comments

  1. Muito legal Luiz, eu estudei em escola experimental, fico encantada com estas histórias. Nunca tinha “visto” o prédio da Bauhaus. Obrigada!

  2. Raquel,

    Tem muita coisa no Youtube: veja
    um documentário da BBC narrado em português (7 partes) – http://www.youtube.com/watch?v=QUw6h4I9oE4

    e este documentário em francês (3 partes) de Frédéric Compain, no qual a reportagem da Globo foi toda baseada:
    http://www.dailymotion.com/video/x3hzb8_le-bauhaus-de-dessau-1_creation

  3. Obrigada Luiz, vou ver. O que eu conhecia da Bauhaus foi o que li no livro “A emoção e a regra”, que estou querendo ler de novo, por sinal. Eu tinha ficado com a impressão que o prédio da bauhaus era em forma de estrela (http://www.sasnet.lu.se/bilder/originalklee.gif), mas voltei lá pra conferir e na verdade é um esquema da estrutura organizacional da escola.

Comments are closed