Trabalho científico para o congresso da Educação a Distância – 2009

Posted on Posted in artigos, EAD, usabilidade


Esta é a minha apresentação em ppt para um trabalho científico para o Congresso ABED 2009 (Associação Brasileira de Educação a Distância), que ocorrerá na semana que vem em Fortaleza.

Agradeço muitíssimo à Maria Poppe que, gentilmente, estará apresentando o paper em meu lugar, diante da impossibilidade da minha presença no evento.

RESUMO – Este artigo trata da metodologia usada na avaliação de uma experiência de implantação de interfaces gráficas para educação corporativa. O foco deste texto é o design de interfaces inovadoras, geradas a partir da customização especial do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e resultados colhidos desta experiência, que agregam significados ao conceito de usabilidade pedagógica. Com base em pesquisa de opinião tratada com a técnica de diagramas de afinidade, foram identificados os pontos mais sensíveis que impactaram a usabilidade pedagógica do material didático e que necessitaram de correção quanto ao design de navegação. Palavras-chave: educação corporativa, design, interface, usabilidade, programação visual.

ABSTRACT – This article explains the methodology applied in an experience of interface design for an online corporate education program issued by a big Brazilian statistics institute. The focus of this text is the interface innovation and graphic customization of Moodle learning system. The article presents some results of this experience as well as conclusions that add comprehension to the theoretical concept of pedagogical usability. Based on an online research whose data was treated using the technique of affinity diagram analysis we were able to detect most sensible interface problems which impact pedagogical usability of instructional material and we could effectively correct the navigation design.
Keywords: corporate training, education, interface, usability, visual design, instructional design.